Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Por que a fumaça dos carros polui?



CARANGOS POLUENTES
Andar nas ruas de uma cidade grande pode não ser um passeio muito gostoso. Muitas vezes nos sentimos em uma cortina de fumaça e fedor, barulho e confusão. Fica difícil respirar e ficamos sem fôlego. Parece até que estamos em um filme de ficção científica daqueles em que o futuro é aterrorizante.

Mas a poluição é real e não estamos no futuro _ o presente é que está se tornando... sufocante! Sem perceber, você já deve ter sentido a poluição do ar. É aquela fumaça malcheirosa e escura que faz o céu mudar de cor e a gente ter dificuldade para respirar. Os carros são a principal fonte de contaminação do ar: os gases que saem dos escapamentos são responsáveis por 40% da poluição nas grandes cidades!

Isso para não falar dos gases das indústrias, do efeito estufa e do buraco na camada de ozônio...

Você conhece o gás que sai dos escapamentos dos carros?
 




Carro cuspindo fumaça não é bom sinal. Os motores dos carros, movidos a gasolina, são chamados de motores a explosão porque lá dentro a gasolina é pressionada e se expande, causando um pequena explosão e gerandoenergia. Além de energia, a queima da gasolina libera um gás chamado monóxido de carbono (CO). É de doer: respirar esse gás faz mal para o coração, provoca náuseas, enjôo, dor de cabeça e prejudica os pulmões.

Existem boas saídas para poluir menos o ar. A principal alternativa para substituir o carro é o uso do transporte coletivo, como ônibus e metrô. Um ônibus carrega muito mais gente que um carro, certo? Então todas aquelas pessoas nos ônibus ajudam a ter menos carros nas ruas.

A mesma coisa acontece com o metrô, com a vantagem de que o metrô é um meio de transporte limpo, pois utiliza energia elétrica. Os trens do metrô não emitem gases poluentes.




http://www.canalkids.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário